Páginas

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Empoderamento




Vi em certo grupo, exclusivo para mulheres negras feministas, uma menina falando que foi eleita, por uma votação totalmente ridícula, a menina mais feia da escola, em 3º lugar. Ela sendo negra, cabelo crespo e gorda, (sim, gorda, e esta palavra não tem nada de errado ou feio); Como ela reagiu? "Mal sabem eles que nasci no salto 15". E ela é empoderada, sim. O melhor de tudo. Reconhece suas origens, é feminista e se aceita do jeito que é. "Bicha bonita não se esconde", ela disse em uma legenda de sua foto.
Então eu penso: por que vou me preocupar com aquelas pessoas que não me notam, que me deixam mal, que querem me derrubar, que simplesmente fazem de tudo para me deixar mal? Mesmo que não diretamente. Por que eu simplesmente não reconheço o QUÃO linda eu sou? Sim, com todos os meus "defeitos".
Para a sociedade, não sou magra o suficiente, ou sou baixa demais, não tenho o cabelo padrão, não sou a beleza padrão. Aceito, sim, meu cabelo crespo, cacheado, sem cachos, com frizz, sem frizz, "bagunçado". Me aceito. Tenho defeitos no corpo que, confesso, ainda me pego não gostando. Mas para quê, se a sociedade impõe padrão em TUDO? Eu NUNCA vou ser suficiente para eles. Então, me pergunto, por que tenho de ser suficiente para eles? Por que não posso ser suficiente para MIM?
EU preciso me notar. EU preciso me ver. EU preciso me achar bonita. EU preciso enxergar o quanto sou bonita. Eu, ninguém mais; EU tenho de me dizer isto. EU tenho que deixar claro para MIM que, sou, SIM, linda. Sou linda, não sou perfeita, não quero ser perfeita. Eu preciso gostar de mim. Eu me conheço. Eu me admiro quando me arrumo, ou quando não. E essas pessoas NÃO vão me dizer como devo me achar, ou o que sou. Sou linda, sim, e vou ser linda do meu jeito. Vou ser linda para mim. Porque enquanto eu me notar, eu não vou precisar ser notada por mais ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário